quarta-feira, abril 12, 2006

Portucale

«(...) Lá na leal cidade, donde teve
Origem (como é fama) o nome eterno
De Portugal, (...)»

(Luís Vaz de Camões - "Lusíadas", Canto VI)


Porto, a segunda cidade mais importante de Portugal e capital da região do Douro Litoral, baptizou com o seu nome inicial - Portucale - o reino de Portugal como país independente, em meados do século XIII. De forma a evitar confusões entre o nome da cidade e do reino, no século XIII dá-se a simplificação do nome da cidade para Portus (Porto).
O nome Portucale deriva das palavras Portus e Cale (abrigo): "Porto de Abrigo". Cale foi o nome dado ao aglomerado junto à Sé Catedral, construída durante o século XII, sobre as fundações de um castelo Suevo.


«(...) Para Fuco O'Soer a origem do termo Cale parte da Deusa mãe dos celtas Calleach, pois, segundo ele, era costume romano na altura nomear aos povos conquistados pela denominação dos seus deuses. Isto dá, para lembrar-nos, que o nascimento da Calécia como entidade política, produziu-se após a batalha do Douro e a posterior conquista romana. Para este autor, os celtas do Douro, virão a ser os Cal-laic-us (Calaicos) ou filhos da Deusa mãe dos celtas Cal-leach. Cuja referência se tem encontrado numa inscrição na forma Calaic-ia no lugar de Sobreira, perto do Porto.
Uma outra análise do radical Cale no âmbito das línguas célticas: Palomar Lapesa (1957) e Alberto Firmat (1966), liga este com o significado de "pedra", "rochedo", "duro", cuja expressão se adequa com rigor às características geológicas e graníticas da cidade, nomeadamente do morro da Sé. (...)»


(Luís Magarinhos Igrejas, "Sobre a origem e o significado das palavras Portugal e Galiza")