quinta-feira, abril 13, 2006

O Poeta e a Cidade

Numa das minhas buscas por informações relacionadas com a cidade do Porto, descobri um livro que me despertou algum interesse, uma vez que aprecio poesia e sou admiradora da escrita de Eugénio de Andrade (como já devem ter reparado!).
Trata-se de "O Poeta e a Cidade", uma antologia de poesia contemporânea dedicada à cidade do Porto organizada por Eugénio de Andrade, com uma aguarela de António Cruz.


«É pura evidência, ao folhearmos este livrinho, que faltou ao Porto um Cesário Verde. Mas a prosa sobre a cidade, nalgumas páginas de Camilo, Raúl Brandão, Agustina e Mário Cláudio, sobe a tal altura que a compensa largamente de não ter tido a celebrá-la um poeta de tal dimensão. Eu próprio acabei por escrever sobre esta cidade melhor prosa do que em verso. Poesia de prosadores, que poderia perfeitamente aqui ter lugar (a dualidade poesia/prosa, pensam alguns que, em última análise, é difícil de sustentar), não fora o respeito pelas distinções feitas pelos autores. Apesar da reserva, ainda arranjámos um bonito ramo para que você possa oferecer ao padrinho pela Páscoa.»

(Eugénio de Andrade - Foz do Douro, 1996)


(Aguarela de António Cruz - Casario da Sé, 1945)

2 Comments:

At 9:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... » » »

 
At 11:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Jessica alba blonde

 

Enviar um comentário

<< Home